Dormir bem não é luxo, é necessidade
- Francisco Campos

- 13 de jun.
- 3 min de leitura

Como anda a qualidade do seu sono? Dormir bem é uma importante ferramenta para a manutenção de todo organismo. Afinal, é durante o sono que nosso corpo exerce as funções restauradoras, como o crescimento muscular, a síntese de proteínas e o reparo dos tecidos.
É também neste período que ocorre a regulação de hormônios fundamentais como o cortisol, insulina, leptina e grelina, hormônios que controlam desde o apetite até o metabolismo energético.
As 8 horas de sono, sem interrupções, por dia são recomendadas por todo especialista. Mas, você sabia que o número pode variar de acordo com a sua idade e necessidades de desenvolvimento do seu corpo? Por exemplo, adultos necessitam de 7 a 8 horas de sono de qualidade (e em horários regulares) por dia, enquanto uma criança precisa de 9 a 13 horas de sono diariamente.
Todavia, dormir bem não significa apenas cumprir as horas indicadas. Sabe aquele sentimento de dormir por 8 horas, mas ainda achar que precisa de mais 10 horas dormindo? Pois é. Esse cansaço que não vai embora também pode estar relacionado a diversos fatores como: falta de constância de um sono de qualidade, questões hormonais ou de saúde mental, e deve ser investigado, com orientação médica.
Como o sono mantém a qualidade de vida?
Ao dormir bem, o nosso organismo mantém uma vida com qualidade e bem-estar.
Por isso, esse processo te ajuda a:
Manter um peso saudável e até colaborar com o seu processo de emagrecimento
Diminuir o risco de desenvolver condições como diabetes e problemas cardiovasculares
Ficar doente com menor frequência
Reduzir o estresse
Melhorar o humor e a vida social
Concentrar-se
Evitar acidentes causados pelo cansaço
Entenda os riscos à saúde se o sono não for de qualidade
Os benefícios de dormir bem são inúmeros, mas também há riscos caso você esteja enfrentando problemas com o seu sono. Afinal, uma má noite de sono pode ocasionar em problemas de saúde, redução da expectativa de vida e mal estar diário.
Algumas condições que podem ser favorecidas com a falta desse hábito são:
Obesidade
Diabetes tipo 02
Doenças cardiovasculares
Alterações imunológicas, aumentando os níveis de mediadores inflamatórios.
Transtornos mentais, podendo levar a depressão e outros problemas da saúde mental.
O que fazer caso o sono não esteja bom?
O primeiro passo é se certificar de bons hábitos durante o dia. Algumas dicas são: criar um ambiente que vá favorecer o seu sono, um quarto silencioso, confortável e escuro, finalizar o dia de trabalho ou entretenimento algumas horas antes de se deitar e evitar alimentos estimulantes com cafeína ou excesso de açúcar antes de dormir. Além disso, é sempre importante para sua qualidade de vida geral manter um horário regular para dormir e acordar e evitar vícios como cigarro e álcool.
Essas são questões primordiais, porém, se a má qualidade do sono persistir, é fundamental procurar ajuda médica. A partir da intervenção de um especialista, é necessário fazer exames para avaliar níveis de cortisol e hormônio da tireoide. Se houver alguma alteração, alguns dos tratamentos naturais mais utilizados são a reposição do hormônio cortisol para proporcionar um comportamento mais ativo e o uso do Canabidiol e Melatonina para melhorar a qualidade do sono, estresse e ansiedade.
Como o Instituto FC pode te ajudar?
Se você percebe alterações no peso, dificuldade para emagrecer mesmo com dieta adequada, ou suspeita que questões hormonais estão afetando seu sono, nosso endocrinologista, o Dr. Henrique Neto, pode te ajudar a investigar e tratar estes desequilíbrios de forma integrada.
No Instituto FC, realizamos uma avaliação completa que inclui análise dos seus padrões de sono, histórico hormonal e exames laboratoriais específicos. Identificando possíveis alterações na produção de cortisol, insulina, hormônios da tireoide e outros que podem estar interferindo tanto na qualidade do seu descanso quanto no seu metabolismo.
Quer saber como o seu sono, emagrecimento e hormônios andam juntos? Entre em contato.







Comentários