top of page
  • Ícone do Facebook Preto
  • Ícone do Instagram Preto
Buscar

Mais de 70% da mulheres sofrem com desconforto íntimo e normalizam sintomas

  • Foto do escritor: Francisco Campos
    Francisco Campos
  • 30 de jun.
  • 2 min de leitura
Desconfortos recorrentes estão presentes na vida íntima de diversas mulheres e podem causar impactos na saúde física e emocional. Entenda opções de tratamentos no Instituto FC, em Brasília.
Desconfortos recorrentes estão presentes na vida íntima de diversas mulheres e podem causar impactos na saúde física e emocional. Entenda opções de tratamentos no Instituto FC, em Brasília.

Uma pesquisa da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) revelou que 72,5% das mulheres brasileiras sofrem com algum tipo de desconforto na região íntima. Sintomas como coceira, corrimentos e incômodos durante relações sexuais são os mais recorrentes.


Embora os desconfortos sejam frequentes e afetem negativamente a qualidade de vida feminina, esses sintomas são completamente normalizados na sociedade, negligenciando o bem-estar.



Quais os sintomas e causas de desconfortos na região íntima?


Os sintomas são diversos e alguns com mais incidência do que outros. Os mais relatados são:

  • Secreção vaginal;

  • Coceiras;

  • Ardência;

  • Secura e odor vaginal;

  • Irritação e dor no ato sexual.


Essas questões podem ter diversas causas, como alterações hormonais, infecções, variação dermatológica ou musculares.



Além da saúde física


As condições vão além da saúde física, abalando o emocional e a sexualidade, resultando em mudanças na autoestima e vida social. Muitas mulheres podem sentir desconfortos durante os dias, restringindo atividades comuns.


A saúde sexual é uma das mais atingidas, limitando os momentos com os parceiros, o que pode causar sentimento de tristeza e de culpa por não conseguir atingir o prazer.



Boa notícia: Há tratamento!


Embora a queixa possa afetar a mulher diariamente, é preciso ressaltar que existem tratamentos para todos os tipos de desconforto. Os procedimentos são diferentes para cada caso, englobando desde medicamentos a cirurgias íntimas.


Em casos de infecções e inflamações, o uso de antibióticos e anti-inflamatórios são os mais utilizados, promovendo o tratamento de forma simples, rápida e sem necessidade de recuperação.


Porém, alguns desconfortos se originam pelo tamanho dos pequenos lábios, causando incômodos estéticos, em relações sexuais ou no dia a dia quando roupas podem incomodar. Nesses casos, a melhor saída são as cirurgias íntimas.


Cirurgias íntimas: não existe apenas uma


A ninfoplastia e a labioplastia são os procedimentos mais comuns, onde ocorre a redução dos pequenos lábios vaginais. Quando maiores e desproporcionais, podem causar desconfortos e comprometer a higiene íntima.


Já o rejuvenescimento íntimo, é indicado para casos de atrofia da mucosa vaginal. Seus benefícios incluem solucionar ardências, dor durante relações sexuais, corrimentos de repetição e falta de lubrificação.


Tratamento íntimo no Instituto FC


Os desconfortos íntimos são frequentes e não devem ser normalizados, pois impedem a vivência plena das mulheres, afetando sua saúde física e emocional, diminuindo a autoestima e confiança.


No Instituto FC, em Brasília, a Dra. Izabella D'Albuquerque é especialista em estética e bem-estar íntimo. Compreendendo que a saúde íntima feminina se associa tanto à estética, quanto à funcionalidade, a Dra. acolhe cada paciente, com o intuito de ajudá-la a viver com qualidade.


Saiba mais sobre os tratamentos, entrando em contato.

 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page