Morning Shed: Riscos da tendência de skincare do TikTok
- Francisco Campos

- 9 de jun.
- 2 min de leitura

"Quanto mais produtos você usar antes de dormir, mais bonita acordará"
Essa é a premissa do Morning Shed, tendência de skincare que ganhou milhões de visualizações no TikTok. A prática consiste na aplicação intensiva de múltiplos produtos para cuidados noturnos da pele e cabelos, incluindo séruns, cremes, máscaras e acessórios como toucas de seda. Tudo para acordar sem o frizz das madeixas e com a cútis rejuvenescida.
O excesso de cuidados pode causar efeito rebote?
O maior motivo da adoção da tendência por tantas influenciadoras é o argumento de que a rotina é simplificada pela manhã, já que houve o cuidado noturno. Além disso, relatam que o auge da renovação celular ocorre ao longo da noite, favorecendo a hidratação, o que, de fato, é verdade. Porém, é necessário ter cautela.
Afinal, produtos aplicados em excesso podem obstruir os poros e comprometer a barreira de proteção da pele, causando efeito rebote com acne e irritações.
O que o Morning Shed pode causar a longo prazo?
O exagero no skincare não é o único problema da tendência. Com conteúdos de dicas intituladas como revolucionárias para pele sendo cada vez mais difundidos na internet, o público não está apenas exagerando no uso, mas também utilizando produtos que não são indicados para o seu caso.
O mau uso pode desencadear não apenas o efeito rebote, citado anteriormente, como também agredir diretamente a epiderme. O que pode causar lesões e alergias, além de perda de elasticidade - que ocorre com o uso prolongado de adesivos anti-idade, a depender da composição do produto.
Além disso, ácidos aplicados sem prescrição médica e de forma desmedida podem impactar na saúde da pele de maneira permanente, com manchas que serão difíceis de tratar no futuro.
A importância do tratamento individualizado
No Instituto FC, localizado no Lago Sul em Brasília-DF, nossos dermatologistas sempre enfatizam que cada pele tem características únicas e precisa de cuidados individualizados. Diferente das tendências generalizadas como o Morning Shed, oferecemos um planejamento de skincare personalizado na clínica do Dr. Francisco Campos, considerando o histórico completo do paciente para um diagnóstico preciso.
Alternativas do Instituto FC para os cuidados com a pele
Uma alternativa inovadora e eficaz lançada no Instituto FC é a Eletroporação com Mesoject. Isso porque uma sessão do protocolo de 2 a 3 meses de uso disciplinado de um skincare completo e convencional (com antioxidantes, hidratantes e renovadores celulares). As sessões podem ser realizadas de forma semanal ou quinzenal.
Também inovamos com o Protocolo FaceRecode que reprograma as células, traz hidratação intensa, clareia manchas, acalma a pele e proporciona um Glow imediato. Além disso, os nossos tratamentos podem incluir tecnologias avançadas como lasers e procedimentos injetáveis quando necessário. Por isso, tanto a seleção de produtos, quanto a indicação de procedimentos devem sempre ser acompanhados por um dermatologista especialista.
Para saber mais sobre uma rotina de skincare segura e eficaz, entre em contato.







Comentários